Biblioteca

Apresentação

No dia 5 de outubro de 1997, durante as comemorações das suas Bodas de Coral como Pároco de Lavra, o REV. DR. MANUEL DOMINGOS DA SILVA LOPES concretizava mais um dos seus sonhos - dotar a Paróquia de Lavra com uma biblioteca, que conferisse um serviço público à sua comunidade.

Na introdução, do primeiro Regulamento da Biblioteca, a que chamamos “Novos espaços se abrem…”, o Rev. Dr. Manuel Domingos da Silva Lopes explicava o porquê da sua criação e existência, referindo que “A intenção de abrir uma Biblioteca para a Comunidade Lavrense é tão antiga como o Centro Social Padre Ramos. (…) A nossa Biblioteca, a que tiveram a gentileza de dar o meu nome, quer criar em todos, desde a infância, o gosto e o hábito da leitura, ajudar os nossos estudantes nos deveres escolares, fornecer instrumentos de trabalho intelectual e fonte de precioso e utilíssimo saber.”, justificando assim a sua vontade de que a biblioteca fosse propriedade do Centro Social Padre Ramos, e que prestasse um serviço público a toda a população.

Objetivos

O objetivo fundamental, da BIBLIOTECA PADRE SILVA LOPES é facilitar o desenvolvimento sociocultural da comunidade onde está inserida, disponibilizamos vários serviços relacionados com leitura, educação, informação, cultura e lazer, cumprindo desta forma as missões estabelecidas pelo “Manifesto da UNESCO para as Bibliotecas Públicas”.

Ao criar esta biblioteca, o seu fundador estabeleceu como finalidades e prioridades:

- Possibilitar a plena integração social de todos os membros da comunidade, assumindo-se como um espaço de encontro de pessoas e de ideias, de debate e de reflexão, de crítica e de participação ativa na comunidade;

- Proporcionar condições que possibilitem a autoformação dos indivíduos, disponibilizando recursos para a sua educação e atualização permanente;

- Assumir, em articulação com outras valências, um papel de pólo de animação cultural, promovendo a cultura, com especial destaque para a cultura local;

- Participar no encorajamento e utilização ativa dos tempos livres, através de meios de desenvolvimento criativo, adotando um papel de verdadeiro espaço de usufruto de tempos livres.

Ao longo destes 20 anos, a BIBLIOTECA PADRE SILVA LOPES tem tentado ser esse pólo de cultura e desenvolvimento da história local, implementado o gosto pela leitura, nomeadamente nos mais jovens, através de atividades como a Hora do Conto, Teatro de Fantoches, Hora do Vídeo e, vários ateliers infantis e juvenis. E desenvolvendo, atividades variadas, como: exposições, conferências, encontros com escritores, ou feiras de livros.

Serviços

A BIBLIOTECA PADRE SILVA LOPES presta serviços de: referência e informação, consulta local, empréstimo domiciliário, apoio a turmas escolares e formação em autoaprendizagem.

Os documentos existentes encontram-se em livre acesso e de forma gratuita, permitindo ao utilizador uma consulta presencial ou de leitura domiciliária, e a partir de agora também de consulta digital, através da visualização de documentos em programas como o Youtube, com o objetivo de criar um repositório audiovisual da história e dos costumes locais.